domingo, 9 de agosto de 2015

Intercâmbio UNASP para Andrews University




Por Guiovanne Venturelli






Para mim foi sempre um sonho ir aos Estados Unidos e aprender Inglês é algo que eu acho importante para seguir no Mercado de trabalho. Foi então que o UNASP, me proporcionou a chance de fazer os dois ao mesmo tempo. Eu fiz a minha inscrição e pela graça de Deus fui aprovado para participar do intercâmbio a Andrews University no primeiro semestre de 2015.



Um grande mito que as pessoas falam é que pra você aprender a língua num país diferente você não pode andar com os brasileiros, eu posso concordar que isso talvez te ajude e te force a falar mais, porém é sempre bom ter alguém que te entenda e conheça os seus costumes. Nós fomos em um grupo de 10 alunos selecionados do UNASP, e muitos pra ser sincero eu nem conhecia, mas ao fim dos 4 meses era como se fôssemos amigos durante anos, viramos uma família mesmo.



Meus objetivos eram definitivamente aprender Inglês e fazer novos amigos ter uma mudança de vida, e posso dizer que os alcancei. Um grande impacto negativo que tive no começo foi a comida, muito “spicy” típica comida mexicana, cheguei até passar mal alguns dias, mas você acaba se acostumando. O internato em si, é bem parecido com os Adventistas que conhecemos no Brasil, algumas coisas são melhores outras são nem tão boas assim, mas em tudo é uma experiência de vida. O clima frio foi interessante, pois entramos em contato com a neve e uma temperatura abaixo de -20C, algo que não estamos acostumados no Brasil, porém sobrevivemos.

A comunidade Adventista por mais que estejamos em outro país e outra cultura se parece bastante principalmente na questão de que os princípios são imutáveis, e isso nos ajudou muito na adaptação, porém o que envolve a vida espiritual e a aproximação de Deus vai de cada pessoa e sua consagração a Deus ou não. Fato é a igreja no Brasil ainda é mais conservadora do que aqui na América, não digo que isso seja bom ou ruim somente algo que é impossível de não se notar, porém não quero aqui entrar em detalhes.

Para finalizar, gostaria de te incentivar a se programar e buscar uma experiência como esta, não é tão fácil, porém o UNASP tem facilitado muito e nos dado essa oportunidade, eu fiquei o primeiro semestre e pela graça de Deus iniciarei em duas semanas o segundo semestre onde cursarei teologia, em um outro momento posso lhes contar sobre as bênçãos que tive durante o meu verão aqui e também tudo que viverei nessa próxima etapa, Deus abençoe vocês e não se esqueçam os sonhos de Deus são sempre maiores e melhores que os nossos, mas temos que confiar e dispostos a pagar o preço.