domingo, 26 de abril de 2015

Sobre o Seminário de La Sierra - Califórnia, EUA




Por Joshua Rios




Porque você escolheu estudar em La Sierra?

Escolhi a La Sierra University para a minha experiência teológica principalmente por duas razões: 
1.) É perto da minha cidade natal, em San Diego; 2.) O meu irmão mais velho se formou no seminário de lá. No entanto, quando eu imergi na Universidade La Sierra, descobri que minhas motivações iniciais para estudar lá seriam, de longe, superadas.

O Seminário de La Sierra é excelente. Os professores são completamente dedicado a seus alunos. Não só os professores fazem um trabalho fenomenal de ensino, mas também oferecem sua amizade e orientação a todos. A H.M.S Richards School of Divinity criou uma cultura em que a comunidade é abraçada, a solidariedade com a diversidade é promovida, e a inclusão de todas as pessoas é realmente vivida. Minhas aulas favoritas eram Teologia I: A fé em busca de entendimento, Teologia II: Deus & Criação, e Teologia III: Reconciliação e Consumação. Eu também gostava de textos sagrados: Novo Testamento e do Antigo Testamento, Filosofia Moral e Religião e gênero. Os professores que impactaram minha vida de uma forma maciça foram Dr. Maury Jackson, Dr. John Webster, Dr. Kendra Haloviak, e Dr. Wonil Kim.

Como são os estágios lá?
Os estágios de Teologia foram ótimos em La Sierra University. Eu fui abençoado por estagiar em duas igrejas diferentes onde pude receber uma boa quantidade de dinheiro para me ajudar durante meu período como um estudante em tempo integral. Eu tive uma grande experiência estagiando em Eagle Rock SDA Church em Glendale, Califórnia. A taxa de matrícula na Universidade La Sierra é de cerca de 29 mil dólares americanos por ano.

As vezes nós escutamos que La Sierra não é tão "ortodoxa" em alguns pontos. Porque você acha que algumas pessoas tem essa impressão de LS?

É verdade que a Escola de Divindade de La Sierra tem a reputação de ser "Liberal".  O Dr. Martin Luther King Jr., disse: "Os homens muitas vezes se odeiam porque temem uns aos outros; eles temem uns aos outros, porque eles não conhecem uns aos outros; eles não conhecem uns aos outros, porque eles não se comunicam. "É fácil falar sobre os outros à distância, mas quando você se atreve a andar nos sapatos que eles pisam na vida, você vê as coisas de uma perspectiva muito diferente . Se você realmente tomar tempo para se comunicar com pessoas que você "pensa" que são tão diferentes de si mesmo, logo descobrirá que eles não são tão diferentes, afinal.

É normal temer o que não sabemos, e ao fazê-lo, nós falamos sobre o que entendemos tão pouco. No entanto, estudar em La Sierra University foi uma das melhores coisas que já me aconteceram. Eu não apenas os avaliei de longe, eu sei por experiência própria quem eles são e o sobre o que falam.

Eles me ensinaram a pensar criticamente, como fazer as perguntas certas, e como me envolver em um mundo que é muito maior do que a bolha do adventismo. Isso não quer dizer que não são adventistas ou anti-adventista, mas é admitir humildemente que Deus é maior do que o adventismo, catolicismo, o mormonismo, Islamismo e todas as outras religiões do mundo. Quando Jesus voltar e nós reinarmos com Deus, não haverá uma divisão de religiões, como é na terra, haverá apenas filhos e filhas de Deus.



La Sierra University nos ensinou a ser multi-lingual, em que fomos obrigados a compreender não só Teologia, mas também entender o que os filósofos, ateus e de outras religiões do mundo estão dizendo para que pudéssemos iniciar uma conversa com eles. A razão pela qual Paulo era tão dinâmico e eficaz, no ministério que Deus lhe deu foi porque ele sabia como falar a retórica de ambos judeus e gregos, cultos e incultos, crentes e não crentes. Paulo sabia bem sua cultura ao redor usou-a para a sua vantagem para avançar O Evangelho de Jesus Cristo. Ellen White escreveu: "A verdadeira educação desenvolve pensadores, e não meros reflexos de pensamentos de outras pessoas." (Educação 17 p.). Não podemos temer a educação, a ciência, ou filosofia. Temos de ser estudantes contínuos de vida, por quanto mais sabemos, mais Deus pode nos usar.

Aqui no Brasil nós temos enfrentado uma "crise de chamado" uma vez que nós temos mais formandos do que campos de trabalho. Como está o cenário atual nos EUA? Vocês tem campos suficientes para os formandos?

Atualmente, os estudantes aqui também estão enfrentando a "crise de chamado". Não existem fundos suficientes para sustentar os pastores. Muitos dos pastores mais antigos não podem se aposentar devido a dificuldades financeiras e como eles não podem se aposentar, não há espaço para os pastores mais jovens serem contratado. Creio que temos de considerar uma revisão da estrutura organizacional atual que não sofreu alteração desde o início de 1900.

A estrutura atual é a seguinte: Conferência Geral, divisões, uniões, associações locais, distritos e igrejas locais. Esta estrutura nos obriga a usar um monte de dinheiro para manter cada departamento aberto. O dinheiro tem de passar por seis departamentos diferentes em que cada departamento tem muitos funcionários. Em certo momento, essa estrutura era necessária. No entanto, agora por meio da tecnologia (telefones, computadores, Skype, etc.) a comunicação está muito mais disponível e de fácil acesso. Eu não tenho a solução perfeita, mas eu acho que nós poderíamos considerar o fechamento de alguns departamentos que não são tão necessários como já foram. Poderíamos formatar a estrutura da seguinte maneira: Conferência Geral, associações locais e igrejas locais. Ao ajustar a nossa estrutura, poderíamos usar o excedente de dinheiro para ajudar as igrejas mais locais e, assim, contratar mais pastores.


Prédio do curso de Administração de La Sierra, eleito o mais belo dos EUA


Joshua Rios é recém formado em teologia no seminário de La Sierra e gentilmente nos concedeu essa entrevista