segunda-feira, 6 de abril de 2015

Evangelismo Semana Santa, milagres e experiências.

No terceiro ano de teologia do UNASP nós temos o estágio de evangelismo da Semana Santa. Cada teologando vai para um distrito, geralmente dentro do estado de SP. Eu fui escalado para ir pra cidade de Capão Bonito, distrito da APSo.


E aqui as coisas começam a mudar. A partir daqui você só é chamado de pastor. O que até agora só faziam por brincadeira, agora é a coisa mais natural: Pastor Alex, pr Alex, ore por mim, pr Alex venha me visitar, etc.

Nós temos duas atividades principais nessa semana: pregação e visitação. Pregamos todos os dias à noite e visitamos as famílias de dia. E tive ricas experiências e surpresas nessa semana que compartilho aqui com vocês:


Crianças evangelistas

Sozinhas conseguiram estudos bíblicos
Na quinta feira enquanto eu visitava as casas cheguei em uma casa, mas senti que eu estava atrapalhando alguma coisa. Subi na sala da casa e percebi o que eu estava atrapalhando. 4 crianças estavam dando estudo bíblico para uma jovem senhora. Expressei minha admiração, os elogiei, orei e logo parti para não interromper mais o estudo. Depois fiquei sabendo que essas crianças saíram uma tarde distribuindo folhetos e oferecendo estudos bíblicos. Os próprios pais não acharam que isso fosse render alguma coisa. Mas as crianças voltaram ao fim do dia pulando de alegria pois conseguiram 4 famílias que aceitaram estudar a Bíblia com eles.


Milagres: Você é a resposta de oração


A dona Wal* sugeriu que eu visitasse a vizinha dela, a dona *Zelia. Fomos eu e o André, filho da dona Wal. A dona Zelia estava muito preocupada com seu filho, o *Paulinho que estava se envolvendo em más companhias. Ele havia roubado uma moto com um amigo na noite anterior e estava sendo procurado pela polícia. Sua mãe orava para que alguém o encaminhasse para um bom caminho e que ele fizesse bons amigos. Enquanto ela orava cheguei para visitá-la. Uma situação bem complicada. O marido dela havia saído de casa. Ela estava muito angustiada também por isso. Oramos juntos por esses propósitos 

E dois milagres aconteceram: 

O primeiro e maior é que na mesma noite a dona Wal e seu filho ofereceram estudos bíblicos pro menino e ele aceitou e foi na igreja pra assistir o restante da semana santa. E eu tive a oportunidade de dar o primeiro estudo Bíblico pro Paulinho e a dona Wal e o André continuaram o trabalho com ele. 
E pra completar a benção o marido da Dona Zélia voltou pra casa depois de dias semanas distante. Eu não fiz nada! Mas uma simples visita pôde fazer a diferença na vida desses garotos!

*nomes originais alterados


Jovens envolvidos.

Como eu não conhecia a cidade pedi para que os irmãos da igreja viesse visitar comigo. E nisso você ganha em dois aspectos pois tanto consegue visitar os vizinhos e amigos quanto ensina a fazer visitação pastoral com os membros. E tive o privilégio de ter a companhia dos jovens da Igreja de Capão Bonito. 



Também tirei uma tarde pra andar de skate com os meninos e distribuir convites da semana santa na pista de skate.

Reunião JA pra organizar a peça. Igreja envolvida.
Eu apenas sugeri para fazermos um JA e no sábado eu tive duas grandes surpresas. Um JA fantástico sobre a volta de Jesus, e por mais simples que seja eu e muitos irmãos nos emocionamos bastante com a encenação e em poder contemplar pela fé a volta de Jesus. Foi o primeiro JA há mais de um ano que não tinha em CB. Também após do JA tivemos a primeira social, depois de anos e anos (acho que 7 pelo que ouvi falar) que não tinha.Que gostoso ouvir aquelas velhas canções: quariqui, macaco na roda, etc, etc. E de novo. Eu não fiz nada! Só dei a sugestão do JA, eles compraram a ideia e fizeram acontecer e foram muito além!




Convidadas do Ivan Saraiva

Um selfie pro pr Ivan
Na saída de um dos cultos uma moça muito simpática, a Daniele veio conversar com o pastor. E eu perguntei, como que você conheceu a igreja? 
-Ah, o pastor Ivan Saraiva que me convidou!
-Você conhece ele?
-Todo final de programa Está Escrito ele me convidava pra conhecer uma igreja adventista.
Daiany, nossa possível colega no futuro


E na social conheci mais uma moça adorável que também conheceu a igreja pelo "canal 33" e hoje sonha em estudar teologia. Lógico que eu deixei o cartão do teololife com ela. rs






Feedback dos irmãos

Irmão Adolfo e Irmão Roberto
que me ensinaram muito
Geralmente os irmãos  de mais idade são os que mais vão te dar um retorno do que acharam da mensagem. Eles estão mais a vontade para criticar ou elogiar. E por meio das críticas nós podemos crescer muito, bem mais do que com os elogios. Por isso é importante ter bastante humildade e ouvir as opiniões daqueles que já vieram mais.








Conhecimento Teológico

Só duas das prateleiras cheias de ótimos livros
Outra coisa que me impressionou muito foi uma estante de livros da casa de uma irmã que visitei. Uma casa simples, simples, simples. Mas com uma estante invejável cheia de autores que temos de ler no seminário, comentário exegético de Mateus, George Knight, Mervyn Maxwell, etc. 








O prazer de pastorear

Foram tantas e tantas experiências. Essas são só algumas. Eu saio de lá uma nova pessoa. Meu sonho não é ser exatamente pastor distrital. Mas nessa semana eu pude experimentar o quão gostoso e desafiador é ser um pastor!