domingo, 11 de maio de 2014

Ordenação de Mulheres; Elas querem mesmo?


Um tema muito polêmico é a ordenação de mulheres. Esse assunto sempre atrai debates, muitas vezes apaixonados. Já cheguei a ouvir pastores pró-ordenação falarem para uma delas: "Você tem que dizer que querem ser ordenadas!".

Mas será que elas de fato querem?

E pensando nisso, nós realizamos uma pesquisa anônima com todas as mulheres que cursam teologia aqui no UNASP-EC, que é um dos maiores seminários adventista do mundo. Atualmente o curso tem 12 meninas matriculadas.

Antes de apresentar o resultado é importante informar a metodologia aplicada. A pesquisa foi feita de uma forma muito simples: chegamos de modo informal com a seguinte pergunta: "Você quer ser ordenada?". Somente isso. Sem preâmbulos, sem indução de respostas, sem maiores explicações. A pergunta NÃO é "você acha correta a ordenação de mulheres?" nem tão pouco "você é a favor da ordenação de mulheres?"; Repito, a pergunta foi: "você QUER ser ordenada?"


A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2014 com todas as 12 estudantes de teologia do UNASP-EC.
Tendo isso em vista, publico aqui os resultados:




 É importante observar que as estudantes de teologia que responderam "não", não necessariamente se opõe à ordenação. Apenas não é um desejo ou objetivo delas. 

Para compreender melhor a opinião e o desejo das estudantes serão necessárias pesquisas posteriores.