quinta-feira, 3 de abril de 2014

Missāo para os muçulmanos - Pr Sylvain Romain


Por Sylvain Romain


Fazer parte do Movimento Adventista é uma honra e um privilégio que eu anseio partilhar onde quer que eu vá.

Meu ministério começou logo depois de ter conscientemente escolhido a segunda chance que Deus tinha me oferecido em Cristo Jesus. Como Saulo de Tarso, sentando-se aos pés de meu pai - um grande Gamaliel, que me deu a paixão pela Palavra de Deus - não me impediu de fazer todo o possível para fugir do meu chamado divino. Mas então, um dia, o dia 1 de minha nova vida, Jesus foi mais forte; e a semente colocada com muita oração e lágrimas em mim por cinco gerações de missionários adventistas começou a crescer: Assim como o bisavô de minha avó costumava passar dois dias por semana indo de porta em porta - acompanhado por John Andrews - Eu desenvolvi uma paixão pela colportagem. Meu avô - cujo a esposa se lembra de ter sentado no colo de Ellen White quando menina -, ele mesmo um dos primeiros missionários adventistas em Madagascar, me transmitiu a sua visão de missão de dentro da arca do tesouro de sua experiência de vida.


Então aqui estou eu, 54 anos, 3/5 dos quais passados ​​no Seu serviço, com uma paixão pelas almas que nunca recebeu qualquer ruga: 17 anos como pastor e evangelista nas grandes cidades alemãs como Hamburgo, uma cidade típica do Norte da Europa, onde os herdeiros de Martinho Lutero inventaram a teologia do  "Deus está morto". Este ambiente pós-moderno desafiou-me a desenvolver abordagens não-convencionais. Algumas delas, curiosamente as menos sofisticadas, trouxeram muito mais frutos do que os métodos clássicos com sua aparência exterior e custos elevados.

Neste tempo, o meu ministério logo se tornou muito enriquecido por alguns daqueles vindas das estradas e margens da sociedade alemã: refugiados da Índia e Sri Lanka, os estudantes chineses de Sumatra, os muçulmanos de quase todos os continentes: finalmente, eu tive um grupo de estudo Bíblico de Hindus, outro em chinês e um em espanhol, e vários batismos de pessoas de diferentes línguas e afinidades.

Durante esses anos na Europa, tive a bênção de casar com uma jovem adventista missionária de mente trans-cultural. E um dia, fomos chamados pelas circunstâncias para servir por quase dois anos como evangelistas nos campos de refugiados da Indochina da Tailândia e Filipinas. Quando criança, eu já havia sonhado em ver esta área do mundo, provavelmente por causa dos meus colegas de escola vietnamitas e do Laos que haviam recém desembarcado na França, meu país de origem, antes do desastre comunista dos anos setenta. O confronto com o budismo tornou-se mais e mais interessante, quando o meu irmão escolheu tornar-se budista e para pregar sua fé nas ruas de Paris ...

Depois da Tailândia, três anos e meio na Missão Norte Africana e um mestrado em teologia sobre "Redenção no Alcorão" amadureceu o meu interesse no trabalho entre os muçulmanos, e nos preparou para o próximo nível, outro ponto-alto: o nosso chamado para servir no país do grande apóstolo dos gentios: a Turquia. Depois de seis anos lá, deixamos lá uma nova igreja e quatro grupos organizados de crentes.

Os últimos anos têm-nos empurrado para outra aventura: a Albânia, uma terra de contrastes incríveis, do forte Ateísmo até o Islamismo fanático, onde a pregação do Evangelho requer uma parte especial do amor manifestado em constante paciência e inventividade.

E agora estamos prontos para enfrentar novos desafios, de aprender novas pessoas, afinidades e línguas; adaptar-se, lutar e orar; para tornar-se judeus para os judeus e Dayaks para os Dayaks; para comer com eles, chorar e rir com eles; a arriscar, a perigos e ao fracasso; mas com a firme certeza do perfeito prazo de Deus e da sua presença onde quer que vamos servi-Lo.



Pastor Sylvain Romain tem uma experiência missionária incrível.
Ele estará aqui no UNASP no mês de Abril.




Dizem que você conhece uma árvore pelos seus frutos. E esse ano eu pude conhecer a filha do Pastor Sylvain Romain, a Sophie, e fiquei tremendamente impressionado, antes mesmo de conhecer a o próprio pastor.

O pastor Romain irá realizar uma série de palestras nos dias  22, 23, e 24 de Abril na Capela Residencial Feminino do UNASP Campus 2, Eng Coelho, SP às 19:40h. O Valor da Inscrição: R$ 10,00, Carga horária: 20h

As inscrições podem ser realizadas nesse link: http://goo.gl/P6435Z