quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O que fazer no unasp - Pastoral Universitária

Conversei hoje com Helio Miguel que trabalha na pastoral universitária. Ele falou um pouquinho sobre os diversos programas que a pastoral oferece.
Helio está no horário da noite para te ajudar em qualquer questão



Teololife: Desde quando você está aqui na pastoral?

Hélio Miguel: Trabalhando com os projetos da pastoral eu estou desde o primeiro ano. Hoje estou no terceiro ano [de teologia], mas eu entrei como bolsista da pastoral, como funcionário, aqui a partir do meio do ano passado.

T: Como foi para você vir para a pastoral?
HM: Eu já estava envolvido bastante com os projetos da pastoral, aí o pastor Romero que cuida da pastoral me chamou pra vir trabalhar aqui.

T: E como é trabalhar aqui?
HM: Assim, como eu trabalho na parte do atendimento da noite é bem tranquilo. Eu tenho que marcar psicologo pras pessoas que precisam de atendimento, marco horário com o pastor, cuido da papelada dos eventos do pastor, basicamente sou um secretário do pastor.

T: Quais são os programas que a pastoral promove?
HM: O pr Romero gosta de usar o termo ministérios. Então são vários ministérios que a pastoral possui. Tem o Atos29, o Jovens sem fronteira. Esses dois são bem parecidos. Os dois trabalham fora do colégio, os dois trabalham com pessoas carentes a diferença é que o Atos29 é realizado durante o período de aulas e o JSF é realizado no período de férias.

Tem o Geração148 que é um grupo que cuida da espiritualidade dos alunos internos e leva eles para fazer atividades fora do colégio também.

Tem o WakeUp também, porque sábado a noite a gente não tem muito coisa pra fazer aqui no internato e aí a proposta do WakeUp é essa mesmo, é você acordar do sono espiritual. Ao invés de você ficar no seu quarto assistindo filme, jogando videogame, você vai assistir um programa espiritual.

Tem o Super Sexta que é um pouco diferente. Você sai do culto de sexta feira a noite e ao invés de ir pro quarto ficar conversando vai assistir a um outro culto voltado para uma temática específica.

Tem também o Arena Palavra que é aos sábados a tarde, depois do almoço, pra não dormir o sábado todo.

T: O que não falta é programa para não dormir, rs
HM. Verdade

Além desses tem o culto da árvore que é realizado todos os dias da semana após o almoço, na árvore que fica entre o refeitório e a biblioteca, é um culto de oração.

E tem também o 7like que é a escola sabatina da pastoral, realizada no residencial masculino.

Ah, sim, a pastoral também realiza curso de noivos!



T: O que eu faço para me envolver nesses ministérios? Em quais eu posso participar? Como que eu faço?
HM: Todos os programas são bem abertos. Você procura o pastor Romero, ou algum dos líderes desse programas e você pede pra entrar. A pastoral está sempre bem aberta!

T: Como funciona o atendimento psicológico que a pastoral oferece?
HM. Nós temos 3 psicólogas que trabalham aqui. Elas são também professoras aqui do colégio, mas elas trabalham principalmente com a gente da pastoral. Nós marcamos o atendimento aqui na pastoral, cada pessoal tem até 3 consultas grátis e se a partir disso são 40 reais por consulta. Todo mundo que ouço fala bem.

T: E pra falar com o pastor?
HM. O pastor não tem agenda de atendimento exatamente. A gente agora um processo um pouco burocrático, mas funciona. A pessoa preenche uma ficha citando o que ela quer falar e o pastor liga pra ela assim que ele chegar. Então ele liga conversa, vê o que pode fazer e se precisar já agenda um  horário.

T: E quais os planos para esse ano?
HM. Além desses programas todos que possuem temas independente, nós temos também o PMDE que é o programa mestre de desenvolvimento espiritual.  É um programa tri-campi (Hortolância, São Paulo e Engeneiro Coelho) e cada ano ele foca em uma doutrina. Esse ano é o ano da graça. Ano passado foi Crescimento em Cristo, no anterior foi dons do Espírito e agora é sobre a Graça!

A pastoral fica no segundo andar, na sala A207