quinta-feira, 28 de novembro de 2013

As matérias do primeiro semestre


Essas foram as matérias no primeiro semestre. Esse é o horário da turma A. Todo ano tem duas turmas de mais ou menos 70 pessoas. Turma A e turma B. Se não me engano as turmas são montadas a partir da ordem de classificação do vestibular. Mas isso não é exatamente uma regra. As vezes as pessoas mudam de uma classe pra outra, mas há um limite para mudanças.

O horário da turma A costuma ser privilegiado.

Vou passar um breve resumo de casa uma das matérias:



Língua Portuguesa
Aula ministrada pelo professor e também pastor Davi. Professor é muito bom, muito engraçado, dinâmico e excelente contador de histórias. No começo do semestre o professor passa uma prova de nivelamento. Caso você vá muito bem, pode ser que seja dispensado de assistir as aulas. Mas essa é uma aula que vale a pena ser assistida.
Língua Inglesa
Aula ministrada pelo professor Valdecir Lima, autor de famosos hinos de nossa igreja. Também foi dado um teste de nivelamento que dispensou aqueles que já possuíam fluência na língua. Um dos textos do prof Valdecir Inspirou o nome do nosso time de futebol da Copa Dask - Clube de regatas Amir Klink, infelizmente eliminado rapidamente do campeonato.
Metodologia da Pesquisa

Essa matéria foi a mais... como posso dizer... A menos prazerosa desse semestre. Como eu já havia feito metodologia da pesquisa na minha primeira graduação eu poderia ter eliminado essa matéria. Mas achei que haveria alguma especificidade da metodologia para teologia. Ledo engano. É  a mesma coisa de todos os cursos.  Então se puder, elimine essa matéria. A professora é muito competente, doutora e mestre em ciências médicas pela UNICAMP. A matéria que é chata complicada mesmo, não culpe a professora. A avaliação principal é feita através de um projeto de pesquisa que será elaborado ao longo do semestre.
História do Adventismo

Meus amigos, como eu amo essa matéria! Foi uma das que eu criei maior expectativa antes de chegar aqui no UNASP. Ela é ministrada pelo pastor Jean Zukowski. O conteúdo de história é baseado principalmente pela leitura do livro Portadores de luz. Mas não compre ainda. Chegando aqui você consegue com desconto junto com a sua turma que compra em quantidade. Nas aulas o pastor Jean usa sua grande experiência na área pastoral para dar importantes lições dos mais variados assuntos da vida ministerial. As avaliações são feitas de forma online através do Unasp Virtual. Também há uma contribuição para o clube de desbravadores que ajuda a compor a nota. 
Aproveitando o tema, gostaria de sugerir um livro que já não é mais publicado, mas que lí antes de chegar aqui no colégio. História do Adventismo, (ou conte isso ao mundo, no original inglês). É meu livro favorito sobre o assunto. Segue o link para download.


Formação Espiritual
Essa matéria também foi dada pelo pr Valdecir, ele falou muito sobre oração, leitura da Bíblia, tivemos que fazer alguns relatórios sobre o livro Caminho a Cristo. Tivemos aulas inspiradoras sobre a vida do pr Geraldo Marski. Essa matéria trata dos fundamentos da vida espiritual.

Introdução Geral à Bíblia
Essa foi a matéria que mais gostei desse primeiro semestre. É ministrada pelo pr Emilson dos Reis, diretor da Faculdade Adventista de Teologia. Nessa matéria o Pr Emilson conta principalmente sobre as origens do texto bíblico. As aulas são fortemente baseadas no livro que leva o nome da matéria Introdução geral à Bíblia, de autoria do próprio pr Emilson. Sem demagogia, é um livro excelente, muito interessante do qual eu recomendo a leitura, mesmo para não estudantes de teologia. As avaliações são feitas a partir de relatórios de leituras sugeridas e por uma avaliação. A prova não é fácil mas é bem elaborada. De múltipla escolha, avalia a nossa compreensão do livro base.
Hebraico

Pr Edson Nunes Jr. Um professor muito carismático e muito competente que se esforça para tornar o ensino dessa língua algo não aterrorizante. O pr Edson é formado também em letras e teve experiência pastoral na comunidade judaica de São Paulo e na Nova Semente, o que lhe rendeu experiências muito ricas que os alunos, quando querem "fugir um pouco do tema", pedem para o professor contar. O hebraico não é uma língua simples e não possui nenhuma similaridade com a nossa. O professor poderia facilmente exigir que decorássemos infindáveis regras e exceções da língua, mas antes, ele seleciona os tópicos mais importantes do livro e faz suas provas baseadas nos exercícios do livro. Se você quiser e se esforçar você irá aprender hebraico. Mas se você colocar na sua mente que não quer aprender, você consegue passar. Mas, vai por mim, vale a pena aprender. O livro base é o Hebraico Bíblico - uma gramática introdutória, de Kelley, que foi escolhido por ser o livro recomendado pela Andrews em suas provas de seleção.

Dicas: 
O SHEVA NÃO É VOGAL!!! (lembre-se disso)
Decore já o alfabeto.
Faça os exercícios. Mesmo!

Publicações
Se não me engano, essa matéria foi recentemente criada, por isso nem estava na grade. É ministrada pelo pr Fábio Santana, um experiente colportor e líder. A matéria trabalha em cima do livro o Colportor Evangelista. Quando cursei a presença era eletiva, ou seja, você não precisaria estar presente. Parece-me que a partir dos próximos anos será obrigatório. Eu gostei bastante dessa matéria por ser a matéria mais prática desse primeiro semestre de teologia, a que mais fala da prática pastoral. Você vai ser fortemente recomendado a colportar. Ainda farei uma postagem só sobre minha experiência, mas posso dizer sem medo de errar, aprendi sobre prática pastoral mais um mês de colportagem do que durante todo o semestre. Foi uma experiência muito rica. Aqui no unasp existem muitas equipes, mas os teologandos são recomendados a colportar na equipe modelo idealizada pelo próprio IDEC (Instituto de Desenvolvimento do Estudante Colportor),


Capela
Cada quarta feira um palestrante traz algum tema relevante para nós pastores. Presidentes de associações e uniões, representantes de várias instituições adventistas sempre trazem algo realmente interessante.


É isso, meus amigos, O primeiro semestre foi muito bom! Vocês terão excelentes professores a disposição! Pra quem quer entrar aqui, vale muito a pena o esforço. Bons estudos!

Pra quem está chegando agora, seja bem vindo à FAT, você é um privilegiado!